Existem doramas que a gente assiste e esquece no dia seguinte, mas sempre há aqueles que fixam em nossos corações e mudam, da sua forma, a forma na qual vemos o mundo. 'Melancia Cintilante', cujo título original é 'Twinkling Watermelon', tem lá seu nome diferentão ou talvez difícil de guardar, mas é uma grata surpresa que me deparei outro dia desses.
Lançado em 2023, 'Melancia Cintilante' não teve a mesma popularidade de 'Gostinho de Amor' ou 'Quando o Telefone Toca', dois dos maiores sucessos recentes da Netflix, mas conquistou o público do seu jeitinho, com uma história única de viagem de no tempo e que foi além de um mero romance de faculdade.
A trama, disponível no Viki, gira em torno de Ha Eun-gyeol, um jovem talentoso que se vê dividido entre dois mundos: o protagonista enfrenta uma família rígida de surdos que deseja que ele siga um caminho tradicional, mas ele só tem olhos (e ouvidos) para a música, que é sua paixão secreta e grande sonho de vida.
Tudo muda quando, misteriosamente, Eun-gyeol viaja no tempo e acorda em 1995. Nessa época, ele conhece versões adolescentes de seu pai e sua mãe e se depara com personalidades um tanto diferentes: o pai, que agora é um homem surdo e rígido, costumava ser um jovem alegre e sonhador que, como o protagonista, também sonhava em montar uma banda.
Então, Ha Eun-gyeol assume uma nova identidade e decide não revelar quem realmente é. Em vez disso, ele se aproxima do seu pai adolescente, Ha Yi-chan, com o objetivo de entender o que o levou a perder a audição e, mais ainda, o que aconteceu ao longo de sua vida para, no presente, ele ser alguém tão diferente e apático.
Juntos, Eun-gyeol e Yi-chan montam uma banda chamada 'Watermelon Sugar' (alô, Harry Styles!). A música vira um elo que une pai e filho, mas sem o genitor saber que aquele é seu herdeiro. No meio disso, outros personagens se juntam à banda, incluindo a doce Se-kyung, uma jovem por quem Yi-chan é apaixonado, e a encantadora Chun-a.
No entanto, o protagonista se vê entre um dilema quando percebe que, naquela época, seu pai não tinha olhos para sua mãe e estava destinado a conquistar Se-kyung. Então, sua jornada ao passado começa a ser repleta de dúvidas: será que deve interferir no destino dos pais? O que será do seu destino caso seu pai e sua mãe não casem? Ou será que seria melhor que isso não acontecesse?
Sim, 'Melancia Cintilante' tem romance, mas o coração da história não está apenas no amor, que move a maioria dos doramas de sucesso. O k-drama valoriza, da sua forma, a relação entre pais e filhos, entre gerações que não se compreendem e sobre como alguns traumas impactam vidas para sempre.
O dorama vai além ao apresentar, com delicadeza e respeito, algumas deficiências físicas. O momento em que o pai de Eun-gyeol descobre que perdeu a audição é um dos mais emocionantes de toda a série e vai te fazer entender, em instantes, o que ele passou e que o fez se fechar para o mundo. É impossível não se emocionar com a linguagem de sinais e a retratação nua e crua da surdez em um mundo cruel.
O elenco é outro trunfo do drama. Ryeoun, que já deu uma entrevista exclusiva ao Purepeople, entrega tudo no papel de Ha Eun-gyeol. O ator, também destaque em 'Classe dos Heróis Fracos 2', faz uma das interpretações mais tocantes da nova geração de atores coreanos, e tem uma performance cheia de nuances e que passa em um olhar exatamente aquilo que seu personagem sente.
Os atores Choi Won-young (também de 'Classe Heróis Fracos'), e Seo Young-hee interpretam seus pais jovens também brilham, dando vida a personagens que poderiam facilmente cair no clichê romântico de qualquer dorama. Em 'Melancia Cintilante', não há um personagem que possa ser descartado e até mesmo os coadjuvantes têm sua devida importância.
Se você foi um(a) jovem nos anos 90, 'Melancia Cintilante' vai te levar a lugares nostálgicos que você talvez já tenha esquecido. Ambientado em grande parte nos anos 90, o dorama acerta em cheio ao usar a nostalgia como ferramenta de narrativa. As roupas, os cenários e as referências musicais criam um universo que aquece o coração de quem viveu aquela época - e encanta os que não viveram.
Por ser um dorama musical no geral, a série também não poderia avacalhar na trilha sonora, né? Composta por baladas suaves, rock leve e músicas que vão ficar na sua cabeça, você vai se ver cantarolando as músicas da banda 'Watermelon Sugar' até mesmo quando terminar sua maratona de episódios do k-drama.
O que me espanta é como um dorama tão bem escrito, dirigido com tanta perfeição e protagonizado por atores que fazem a obra ainda melhor não está na ponta da língua do público desde o seu lançamento. Não dá para ser hipócrita e dizer que 'Melancia Cintilante' não teve sucesso, porque teve sim, mas a realidade é que esse dorama merecia muito mais reconhecimento.
Mas quem parar para assistí-lo encontrará uma das narrativas mais sensíveis já vistas em um dorama da nova geração. É impossível terminar os episódios finais sem se emocionar, sem rever sua relação com seus pais, ou sem se perguntar: o que eu faria se pudesse voltar no tempo e enxergar as pessoas que amo antes de todas as cicatrizes?
Este é um dorama sobre perceber que nossos pais também foram jovens, também amaram, também sonharam e nem sempre viveram aquilo que idealizaram quando crianças. Essa é uma história sobre dar uma segunda chance às pessoas que nos deram a vida, mas que muitas vezes não souberam como demonstrar o amor que sentiam.
Subestimado por muitos e ignorado por outros, 'Melancia Cintilante' é, sim, uma obra-prima. E se você der uma chance a este dorama, pode ter certeza: algo dentro de você vai mudar para sempre.